Encontrando Referências de Animação Para Além da Publicidade
- camaraescurarevist
- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020
Por Marcela Akemi
Finalizando a Semana Play Rec de 2020, na noite de 16 de outubro, recebemos o palestrante Fábio Acorsi para falar de usos criativos e artísticos de Motion Graphics e animação que fogem do convencional.
Fábio Acorsi é diretor criativo na Vetor Zero/Lobo, um estúdio pioneiro e muito referenciado de animação (2D, 3D, Motion Graphics, efeitos especiais, etc.) para grandes agências de publicidade, emissores de TV e estúdio cinematográficos, e atualmente atende clientes ao redor do mundo. Além disso, Acorsi também é ator, professor de Motion Design e colunista da Reclame, do Multishow.
A palestra, que contou com dezenas de alunos, esclareceu sobre os usos das técnicas de animação e design para mercados e propósitos diferentes do que estamos acostumados a ver na publicidade, com teor mais artístico e com outras fontes de inspiração. Acorsi ilustrou a temática com trabalhos próprios, falando sobre o processo criativo desde a idealização até os toques finais.
Foi especialmente interessante quando ele mencionou sobre a busca de referências em territórios inusitados, como instalações, museus, teatro e atuação, cenários e vitrines, traduzindo essas linguagens para o design e a animação. Ele nos mostrou o seu banco de referências para um trabalho que fez para a marca de câmeras Leica, que contava com fotografias, paisagens e arte abstrata, e fica muito nítido como isso o auxiliou a criar um trabalho tão complexo e visualmente rico como o que foi produzido.

Outro conceito que nos foi apresentado foi o da construção de uma cenografia fluida, e a idéia de um cenário invadindo o outro, usando como exemplo o seu trabalha para a C&A, a vitrine da loja da Faria Lima com o tema “Amor em todas as cores”, que contava com uma série de três cenários que conversam entre si, e a obra audiovisual que foi produzida para complementar.

Ele também usou o trabalho da Lobo para a Eisenbahn (o comercial The Beauty of the Process) para ilustrar a processo que é projetado inicialmente em animação (animatic e 3D), traduzido para o live action (com atores, objetos de cena e efeitos especiais) e mais uma vez retocado com animação (efeitos visuais), e como pode funcionar essa troca.

Em síntese, a palestra de Fábio Acorsi abriu os horizontes dos alunos para outros possíveis usos dos recursos de animação e agradou muito pelo uso de exemplos super coerentes e ilustrativos do processo criativo.
Comments