top of page

Streaming e Tendências no Audiovisual: Cardume

  • camaraescurarevist
  • 24 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de dez. de 2020

Por Chloé Kipnis



Logo da plataforma Cardume


Uma das palestras desta última Semana PLAY REC foi uma conversa sobre plataformas de streaming e as tendências do audiovisual com os dois criadores da plataforma Cardume de streaming de curtas-metragens nacionais. Os dois criadores do site são Daniel Jaber, ator e dançarino formado pela UFM, e Luciana Damasceno, atriz e coreógrafa formada pelo Palácio Das Artes. Ambos trabalham faz tempo na área do audiovisual e das artes, e alguns anos atrás perceberam que os filmes dos quais eles faziam parte possuíam uma vida muito efêmera, normalmente rodando em alguns festivais e mostras, mas sempre sendo esquecidos e não possuem um lugar para serem assistidos fora destes circuitos. Com esta realização, os dois pensaram pela primeira vez na criação de uma plataforma que fosse um lugar para estes curtas serem exibidos de uma forma mais fácil e acessível, assim também possibilitando estas produções de chegar em um público maior que não possui o costume de assistir curtas.


Luciana Damasceno e Daniel Jaber


A ideia saiu do papel de fato no início de 2019, e a plataforma foi lançada em dezembro do mesmo ano. Desde então, ela vem crescendo, e agora durante a pandemia são feitas discussões, palestras e exibições especiais frequentes para assinantes do site. A plataforma funciona de maneira familiar, o usuário paga um preço fixo mensal e tem acesso à todo o catálogo. Este possui mais de 1200 curtas dos vinte últimos anos, que por sua vez são divididos em dezenas de gêneros. Produtores podem inscrever seus filmes gratuitamente, e um grupo de curadores os assistem escolhem quais vão ser colocados no catálogo. Cada filme é avaliado por pelo menos dois curadores, que avaliam uma série de critérios, como direção, atuação, arte, som, fotografia e roteiro.

Segundo o dicionário, a palavra "cardume" significa "uma grande quantidade de peixes juntos e no mesmo lugar", e a ideia de nomear a plataforma com essa palavra veio da definição. A Cardume pode ser vista como um espaço onde curtas nacionais "se juntam para sobreviver" dentro da indústria cinematográfica.

A proposta da Cardume proporciona a possibilidade ao público de assistir ótimos curtas nacionais, que são renomados dentro e fora do Brasil. Há uma certa desvalorização do cinema brasileiro pelo povo brasileiro, a maioria das pessoas não estão habituadas com a linguagem do cinema latino americano em geral, e são projetos como este que podem mudar a nossa visão sobre as produções nacionais. Filmes norte americanos e europeus, querendo ou não, trazem questões destes países e suas populações, precisamos também trazer e entender as nossas próprias questões brasileiras e latino americanas, são nestes filmes que vamos nos identificar com a língua, a cultura e a estética. Os grandes portais de crítica nacionais e internacionais não falam tanto sobre filmes brasileiros, o que é uma lástima pois eles possuem muitos leitores que poderiam aprender mais sobre o nosso cinema. Por isso, a Cardume tem como grande objetivo "levar a cultura e arte feita por nós para o nosso povo".

Quando perguntados sobre o panorama atual do cinema no Brasil, tanto em relação à essa desvalorização quanto à pandemia, Daniel e Luciana apresentaram uma visão esperançosa, que o cinema nacional tem o potencial de ser realmente apreciado pela população brasileira. E são projetos como o deles que podem realmente mudar isso, pois apresentam um espaço de fácil acesso com filmes e projetos diferentes do comum, que não são o que normalmente associamos com o cinema brasileiro. O não conhecimento de filmes nacionais por grande parte da população é uma oportunidade para “espalhar a cultura e a arte brasileira”. Além disso, todo o dinheiro que eles fazem com os usuários do site são redirecionados à produções e editais, assim apoiando a produção de filmes no país.

Daniel e Luciana possuem várias ideias para ampliar o site. Eles pretender fazer mais editais e pequenas premiações, além de expandir para a entrada de filmes de outros países latino americanos e/ou em português. Estão sendo feitas parcerias com instituições de ensino de cinema, incluindo a Universidade Anhembi Morumbi, e portais de críticas. A plataforma cada vez mais está se tornando uma casa para projetos de curta metragem e, como eles disseram durante a conversa, uma "roda para o cinema independente nacional".


Link para o site da Cardume: https://cardume.tv.br/


Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Segue a gente!

  • insta
  • youtube
bottom of page